“Educa-se com o sentir. Não com a inteligência.”

João dos Santos

Aconselhamento Parental

Ajudar um ser humano a crescer é talvez uma das tarefas mais recompensadoras que alguma vez empreenderemos na vida.

É, ao mesmo tempo, uma das mais desafiantes, stressantes e tantas vezes, desconcertantes. É por isso importante que aprendamos a olhar para dentro de nós e tenhamos consciência de quem somos enquanto educadores e do impacto que temos enquanto modelos de vida, não nos esquecendo que não somos pais perfeitos e que podemos a qualquer momento do exercício da nossa parentalidade, reparar a relação com os nossos filhos e acolher quem somos, nos momentos mais fáceis e nos mais difíceis também.

O Aconselhamento Parental é um recurso de apoio a mães, pais e educadores que tem como missão promover o autoconhecimento e apoiar na descoberta e construção de práticas educativas mais conscientes, alinhando-as com as intenções e propósito que cada um de nós define e almeja no exercício da sua parentalidade e contribuindo também para que as famílias se sintam mais seguras das suas dinâmicas relacionais.

A quem se destina o Aconselhamento Parental?

• A todos os que desejam melhorar a relação com os filhos;
• A todos os que procuram aconselhamento sobre determinados assuntos ou decisões relacionados com o seu contexto familiar;
• A todos os que desejam refletir sobre as suas práticas parentais, aumentando o seu autoconhecimento e a sua consciência enquanto mães, pais e/ou educadores.

*As sessões desenvolvem-se num ambiente confidencial, isento e promotor de conforto emocional, tendo como premissas base a co-construção e o crescimento individual.

Formação para Mães, Pais
 e Outros que Tais

A parentalidade constrói-se todos os dias.

Faz-se de passos mal dados e de dúvidas constantes mas faz-se, sobretudo, da capacidade de aceitar que assim é e de refletir e aprender, sempre.

As formações para pais e famílias que desenvolvemos partem da premissa de que não existem fórmulas mágicas que a todos sirvam da mesma forma, mas que existe em nós, enquanto educadores, a capacidade de aprender e compreender melhor o comportamento dos nossos filhos, promovendo a sua autoestima e facilitando uma comunicação mais significativa em família, marcada por relações mais positivas e de maior conexão.

Destinatários

Pais, avós, tios, amigos... e todos os adultos que queiram ajudar a crescer!

Temas

  • A Adolescência não é um cadilho nem um sarilho.
    Como construir relações mais positivas com os filhos adolescentes.
  • Filhos e Escolhas. Como ajudar os filhos adolescentes a enfrentar os desafios do desenvolvimento vocacional.
  • Pensar o Crescimento. Estratégias para promover o desenvolvimento positivo da criança.
  • Outros, a definir de acordo com as necessidades identificadas.​

Modalidades Formativas

  • Workshops (3h, 4h e 6h)
  • Cursos de formação (12h)
  • Pais à conversa – Grupos de discussão e reflexão sobre o caminho da parentalidade

Formação para Escolas

Trabalhar na área da educação exige uma enorme responsabilidade e a necessidade constante de adquirir e desenvolver conhecimentos e estratégias práticas, que permitam aos profissionais lidar com os desafios inerentes ao crescimento das crianças e dos jovens.

Nos percursos formativos que facilito procuro estimular a tomada de consciência do nosso papel/ impacto enquanto adultos e educadores, refletindo sobre a importância de desenvolver formas de atuação práticas e não punitivas, baseadas nas premissas da Educação Consciente.

Acredito de coração, que só assim se torna possível dar resposta aos desafios do dia-a-dia numa instituição educativa e apoiar as crianças, no sentido do desenvolvimento de todo o seu potencial, nomeadamente ao nível da responsabilidade, da cooperação, da autonomia, da autoestima e por fim, da sua saúde mental.

Destinatários

Assistentes operacionais, professores, educadores de Infância, pais e encarregados de educação... e todos os educadores que queiram ajudar a crescer.

Temas

  • Pensar o Crescimento. Estratégias para promover o desenvolvimento positivo da criança.
  • Disciplina Positiva para Professores e Educadores: estratégias que funcionam na sala de aula.
  • Pensar o Futuro. O papel da escola no desenvolvimento vocacional dos jovens.
  • Pensar as Emoções. O papel da escola no desenvolvimento socioemocional.
  • Outros, a definir de acordo com as necessidades identificadas.

Modalidades Formativas

  • Workshops (3h, 4h e 6h)
  • Cursos de formação (12h)
  • Pais à conversa – Grupos de discussão e reflexão sobre o caminho da parentalidade

Consulta de Aconselhamento Vocacional

Todos os jovens são confrontados, em determinados ciclos do sistema educativo, com a necessidade de realizarem opções educacionais, que se traduzem em investimentos importantes ao nível do seu percurso escolar, com repercussões na sua vida profissional futura.

Estas opções assumem particular importância no 3º ciclo do ensino básico, uma vez que é necessário efetuar a escolha de uma área escolar com implicações curriculares específicas e, no ensino secundário, altura em que se começa a preparar o ingresso no ensino universitário ou a transição para o mercado de trabalho.

Definida como um processo de intervenção para a promoção do desenvolvimento psicológico dos estudantes, a Intervenção Vocacional propicia um maior autoconhecimento, a ativação de recursos e a exploração de informação escolar e profissional, promovendo competências que permitam fazer face, de forma bem sucedida, às tarefas e desafios inerentes ao desenvolvimento vocacional e que permitam:

  • Facilitar o autoconhecimento e a exploração do “self”, avaliando e desenvolvendo características individuais implicadas neste processo (aptidões, interesses, valores, e experiências pessoais);
  • Desenvolver atitudes de maior responsabilização e envolvimento pessoal na construção de projectos vocacionais;
  • Explorar informação relativa ao mundo do trabalho e das profissões;
  • Promover competências ao nível do processo de escolha e da tomada de decisão vocacional;
  • Esclarecer dúvidas e proporcionar apoio aos jovens no que à sua realização pessoal e profissional diz respeito.

Recebe gratuitamente o eBook “5 Passos para Ajudar a Pensar o futuro”





Ao assinares esta newsletter concordas com a nossa Política de Privacidade.

Instagram

De mãos dadas

Da expressão africana “ubuntu” ou “eu sou  porque nós somos”, guardo tanto em mim.
Nas pessoas que conheço, na riqueza de ser que me trazem e nas sinergias bonitas que em conjunto podemos gerar.
Estas são algumas das minhas pessoas, e sem elas, nada disto teria graça nenhuma…